post image

Pesquisa revela que 27 milhões de adultos no país sofrem com dor na coluna

A Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 27 milhões de adultos no país são acometidos por doença crônica na coluna, o que corresponde a 18,5% da população adulta brasileira. Os problemas lombares são os mais comuns, com prevalência maior em 21% das mulheres contra 15% dos homens.

O levantamento mostra que a doença crônica de coluna atinge 8,7% dos jovens de 18 a 29 anos e 26,6% das pessoas acima de 60 anos. Em idosos, com mais de 65 anos, as proporções são ainda maiores atingindo 28,9%. Um dos destaques está no fato de que 53,6% das pessoas garantiram fazer tratamento e 40% desse grupo usa medicamentos ou injeções, enquanto 18,9% praticam algum tipo de exercício físico ou fazem fisioterapia.

Para o ortopedista Luís Eduardo Carelli, especialista em coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), a incidência de lombalgia na idade adulta, um termo geral usado para descrever qualquer tipo de dor na coluna, pode ser até maior nesta faixa etária com pelo menos um episódio na vida.

O médico ressalta que a consulta com o ortopedista é essencial. “Uma boa conversa e exames físico e de imagem são necessários em alguns casos para confirmar o diagnóstico da causa da lombalgia. A mais comum é de origem muscular por movimentos repetitivos ou por postura inadequada, mas outras causas devem ser investigadas”, afirmou destacando a importância da prevenção com um programa regular de alongamentos e exercícios físicos.

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: