post image

Mudanças simples de estilo de vida podem proteger o cérebro de demência, aponta relatório

Mudanças de estilo de vida simples podem salvar mais de 80 mil pessoas por ano de demência, conforme apontou um importante relatório mundial. A pesquisa sugere que medidas devem ser tomadas muito mais cedo na vida para combater doenças como o Alzheimer, em meio a evidências de que a deterioração do cérebro começa aos 40 anos.

As conclusões do relatório serão apresentadas para a Cúpula Mundial de Inovação para a Saúde em Doha, em fevereiro, de acordo com o “Daily Telegraph”.

O documentou fez com que o ex-ministro da saúde Lord Dazi sugerisse para o público tomar uma atitude de “use-o ou perca-o” para a saúde de seus cérebros.

O relatório afirma que 80.294 casos de demência podem ser impedidos na Grã-Bretanha, se fossem tomadas medidas para reduzir a pressão arterial na meia-idade, através de mudanças simples na dieta e da prática de exercícios físicos.

As estimativas sugerem que existem cerca de 800 mil pessoas que sofrem de demência no Reino Unido, apesar de um pouco menos de a metade não ser formalmente diagnosticada.

Lord Darzi alertou que as pessoas devem “agir agora” para mudar seus hábitos de dieta e de exercício e estimular a sua capacidade mental através de atividades como montar quebra-cabeças.

“A condição degenerativa do cérebro que retira a dignidade e humanidade de seus sofredores está entre as mais temidas de todas aquelas que afligem nossa espécie”, escreve ele. “Ela é um dos maiores desafios de saúde que enfrentamos.”

“A nível individual, precisamos cuidar de nossos cérebros - aguçar as habilidades no xadrez, pegar as palavras cruzadas e resolver esse quebra-cabeça”, ele sugere. “Comer uma dieta saudável, evitando a obesidade e fazendo muito exercício são todos importantes para a saúde do cérebro, porque o que é bom para o coração também é bom para as nossas cabeças.”

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: