post image

Pesquisa revela como brasileiros querem envelhecer

Até quantos anos você acha que vai viver? Essa foi uma das perguntas que a pesquisa  “O Brasil envelhece” fez aos entrevistados. Divididos em quatro categorias - 20 a 35 anos, 36 a 55 anos, 56 a 69 anos e 70 ou mais - os participantes revelaram como os brasileiros esperam envelhecer.

39% do primeiro grupo acredita que vai viver até 85 anos e 2% acha que passará dos cem. Os mais otimistas têm 70 anos ou mais. 4% deles acreditam que vão viver mais de cem.

Na média geral, 40% dos entrevistados acha que vai viver de 76 a 85 anos e apenas 2% acreditam que viverão mais de cem anos.

Para os mais jovens, envelhecer significa acumular sabedoria e conhecimento. 56% deles acreditam nesse ponto, enquanto 10% acha que é adquirir maturidade, 8% inclui limitações como significado para a fase. O grupo com idade entre 20 e 35 anos também indicou que envelhecer significa não precisar se preocupar (8%), ver a morte se aproximar (9%), rugas (7%), saúde frágil (4%) e se sentir realizado (6%).

Na média geral dos entrevistados, 55% acredita que envelhecer é acumular sabedoria e conhecimento, 12% acha que é adquirir maturidade, 10% pensa que velhice é sinal de limitações, 8% pensa que é poder não se preocupar, 8% também pensa que é ver a morte se aproximar, outros 8% acreditam que é sinal de rugas, 7% que significa saúde frágil e 5% acha que é se sentir realizado.

A pesquisa mostrou que Porto Alegre e Rio de Janeiro encaram a velhice de maneira mais negativa. Os entrevistados dessas cidades apontaram que têm medo de ficarem dependentes e perderem a beleza. Os pernambucanos afirmaram que querem viver mais.

Envelhecer e não ficar velho

A pesquisa perguntou também se os entrevistados sentem que estão envelhecendo. 57% responderam que “sim” e 43% “não”. 19% das pessoas com 70 anos ou mais acham que não estão envelhecendo. Em Porto Alegre 45% dos jovens com idades entre 20 e 35 anos acham que já estão envelhecendo.

O principal motivo para o “sim” foi: limitações físicas (49%, cabelos brancos (38%) e ver os filhos crescerem (31%). 83 dos com mais de 70 anos, disse que as limitações físicas são o principal motivo para se sentirem velhos.  

Os entrevistados também responderam sobre os maiores medos de envelhecer. Depender de alguém ficou no topo com 37% das respostas; ficar só (32%), ficar inútil (32%), ver os outros partirem (21%) e adoecer (10%) também apareceram na lista.

"As respostas dadas a essa questão remetem a um ponto estratégico no que se refere a políticas públicas no Brasil. Se a Longevidade é um fato, com a possibilidade real de aumento acelerado da expectativa de vida passa a ser fundamental uma reflexão profunda com o objetivo de evoluir, e muito no sentido de fazer retornar para a sociedade toda a experiência, a vivência conquistada pelos idosos", aponta Dennis Giacometti, um dos responsáveis pela pesquisa.

Para o total de entrevistados, os quadros mostram ainda que, ao envelhecer, 45% deles querem aproveitar a vida, 39% querem viajar, 31% desejam morar em um lugar tranquilo e 39% pensa em cuidar da família. Os participantes podiam indicar mais de uma resposta.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: