post image

Veja dicas para aproveitar as férias e começar 2015 de forma mais saudável

O verão já começou, e ele vem acompanhado de dias mais longos, temperaturas mais altas e sol escaldante. Gostando ou não da estação, o fato é que ela provoca, em boa parte das pessoas, momentos de maior disposição, tanto para fazer exercícios físicos quanto para ficar naquele barzinho até mais tarde.

Convidamos você a aproveitar o que o calor tem de melhor para começar 2015 com mais bem-estar.Veja as dicas dos especialistas para tornar seu verão mais saudável e, quem sabe, fazer os bons hábitos virarem rotina também nos próximos outonos, invernos e primaveras.

Investir em acessórios

Chapéus e bonés também são importantes na hora de se proteger do sol.A cada ano,os acessórios aparecem de formas,cores e preços variados.Então,não há pretexto para não usá-los.Além de dar proteção ao rosto e ao pescoço,cobrem também os cabelos — que desbotam e ressecam com a exposição excessiva.Para complementar tudo isso,você também pode investir em um creme leave-in,sem enxague,com proteção UVA e UVB.

Usar menos maquiagem

Não larga o quarteto sombra, lápis preto nos olhos, base e pó nem quando vai à piscina ou à praia? Conforme dermatologistas, eles estão liberados, mas com algumas restrições.

— Procure usar as maquiagens que tenham maior fixação à pele para evitar manchas — alerta a dermatologista Rosanne Spiazzi.

Como o verão proporciona doses extras de suor, que tal experimentar sair de casa somente com os óculos de sol no rosto?

Programar encontros

A reunião de amigos queridos é boa em qualquer estação do ano. Mas vai dizer que não parece que o grupo está mais disponível no verão? Com as férias, é mais fácil reunir todos para se divertir e tornar os dias mais agradáveis. 

— O verão propicia encontros porque as pessoas se tornam mais abertas.Isso tem grande influência da presença do sol.No inverno,temos a tendência de ficar mais retraídos por causa do frio.Além disso,estar com pessoas agradáveis traz sensação de satisfação e alegria — explica a psicóloga Renata Cavalheiro.

Colocar a leitura em dia

Não pesam na bolsa, proporcionam bem-estar à mente e ainda podem divertir. Está de bobeira na beira da praia? Que tal sacar um livro? Daniela Kliemann, da Athena Livraria, de Santa Maria, indica cinco obras de diferentes gêneros:

— O Irmão Alemão, de Chico Buarque — Companhia das Letras

— Festa da Insignificância, de Milan Kundera — Companhia das Letras

— Alta Fidelidade, de Nick Hornby — Companhia das Letras

— Paixão Crônica, de Martha Medeiros — L&PM

— Doze Contos Peregrinos, de Gabriel García Marquez — Companhia das Letras

Ouvir as "novas" da estação

Música acalma, estimula a memória, alivia dores e ainda ajuda na execução de exercícios físicos. Ou seja, traz benefícios para o corpo, a mente e a saúde. A comunicadora da rádio Atlântida Centro, Carol Graziadei, indica o que vai bombar no verão.

— Calvin Harris feat. Ellie Goulding — Outside

— Mc Ludmilla — Hoje e Sem Querer

— Avicci — The Days

— Mr Probz — Waves

— Mark Ronson feat. Bruno Mars — Uptown Funk

— Ed Sheeran — Don't z

Fazer atividades diferentes

Pesquisadores britânicos revelaram que atividades físicas ao ar livre ajudam na melhora do humor e da autoestima. Para quem quer aproveitar os dias de sol no Litoral ou mesmo na cidade e ainda se refrescar, os esportes aquáticos são opções que vêm conquistando cada vez mais adeptos. Entre as atividades mais populares estão o stand up paddle, o kitesurf e o caiaque. Diversas escolas oferecem aulas, cursos e passeios com essas e outras modalidades de esportes.

Tomar um ar na rua

Se você gosta de exercício físico mas quer fugir de ambientes fechados, pode aproveitar as academias disponíveis ao ar livre. Em Porto Alegre, por exemplo, elas podem ser encontradas na Redenção, na orla do Guaíba (próximo ao Parque Harmonia), na orla de Ipanema, e em algumas praças. Outra dica é aproveitar os parques, as praças e a beira da praia para fazer caminhadas.

Cuidar águas desconhecidas

O calor pede um banho de mar, rio ou piscina para refrescar, mas é preciso atenção redobrada ao partir com a turma para locais que não se conhece direito. O Corpo de Bombeiros recomenda que os veranistas procurem se banhar em lugares que tenham salvavidas e que não se entre na água após as refeições. Em barcos, caiaques ou lanchas, sempre use colete salvavidas, mesmo que você saiba nadar bem.

Hidratar-se

Além de mal-estar e fadiga, as altas temperaturas podem trazer outro efeito: o cálculo renal. Nos dias mais quentes, seguir a já conhecida recomendação de beber pelo menos dois litros de água é ainda mais importante. Especialistas explicam que as pessoas que tomam pouco líquido podem favorecer o aparecimento de cristais que formam as pedras nos rins. Cuidados com a alimentação também podem ajudar a evitar o problema. Acrescente à dieta alimentos ricos em nitrato, como laranja, limão, abacaxi e todas as frutas cítricas.

Ter uma rotina mais saudável

Não adianta, tudo que fazemos de maneira forçada não garante prazer. Então, por que você vai escolher uma atividade física que não gosta? Especialistas afirmam que os exercícios fazem bem para o corpo e para a mente mas, quando feitos por obrigação, podem resultar em uma desistência muito rápida. Como o sol brilha até um pouco mais tarde nos dias de verão, a dica é chegar em casa, calçar tênis e partir para uma caminhada. Seu corpo pode estranhar nos primeiros dias, mas basta fazer disso a sua rotina que as próximas semanas serão bem melhores. Procure um profissional de educação física para lhe orientar. Ele poderá desenvolver um programa de treino e ajudá-lo a escolher atividades que combinem com as suas necessidades, respeitando suas limitações.

Investir ainda mais nos sucos

Os sucos verdes,febre no verão passado,continuam com tudo e fazendo ainda mais sucesso devido as suas variações.Conforme a nutricionista MaianaVieira, eles são ricos em vitaminas e minerais e possuem propriedades antioxidantes. Entre as variações estão o suco amarelo (com abacaxi e maracujá),que garante grandes quantidades de cálcio, e o suco roxo (com berinjela e gengibre),que tem efeitos diuréticos,anti-inflamatórios e combatem a celulite.

Menos tempo no celular

Uma pesquisa feita pela Brigham Young University aponta que pequenas interrupções diárias para checar smartphones interferem nos relacionamentos. E isso realmente vale a pena? 

— Desestressar também tem relação com diminuir o ritmo de trabalho. Se você está em casa, no fim de semana, aproveitando com sua família, para que checar e-mails? Claro que isso tem a ver com o seu futuro, mas é importante cuidar também da sua saúde — avalia a psicóloga Renata Cavalheiro.

Pegar um bronze moderado

No verão, muita gente quer deixar a cor branca do inverno para trás e buscar uma pele mais dourada. Mas tome sol com responsabilidade. Todo mundo sabe que é importante evitar o sol entre 10h e 17h e usar protetor solar, mas a euforia com a chegada da estação faz com que essas recomendações, muitas vezes, sejam ignoradas.

— Usar protetor adequado ao tipo de pele e respeitar os horários de exposição ao sol são sempre importantes. Ao suar muito, o protetor tem de ser reposto — adverte a dermatologista Rosanne Spiazzi.

Ter mais paciência

Procure inserir a leveza da estação também nas suas atitudes.

— Tem gente que fica mais irritado no verão, por causa do abafamento, e desconta nos outros. Seja mais cordial com as pessoas. Comece fazendo pequenas gentilezas no trânsito, no seu local de trabalho e com familiares. Sem perceber, essas atitudes tomarão conta da sua vida — indica o psicólogo André Dollores.

Trocar doces por frutas

As frutas trazem benefícios para todos e, por isso, é bom saber quais são as da estação e correr para elas também na hora de garantir hidratação. A nutricionista Maiana Vieira indica cinco opções:

— Abacaxi: rico em vitaminas A e C, favorece a circulação sanguínea, além de ser bom para olhos e pele. É desintoxicante, refrescante e elimina impurezas

— Melancia: rica em caroteno (convertida no corpo em vitamina A), licopeno (protege contra o câncer), glutationa (com propriedades antienvelhecimento) e vitamina C. Como é composta por 95% de água, tem poucas calorias e ajuda a estabilizar a pressão sanguínea

— Pera: contém os sais minerais sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. É rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal 

— Pêssego: fibras, carboidratos, vitaminas A, C, do complexo B, e sais minerais são encontrados na fruta. É indicada para evitar a prisão de ventre, as úlceras, a hipertensão arterial, a anemia, o diabetes e proteger o sistema nervoso

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: