post image

Pediatra fala sobre doenças sazonais e explica como evitá-las

As doenças referentes ao público infantil são denominadas pelos médicos como sazonais, isto porque elas ocorrem de acordo com cada estação do ano. No verão, por exemplo, é comum o surgimento de algumas doenças. O pediatra José  Maurício Raulino, diretor clínico do Prontomed Infantil, localizado na avenida Frei Serafim, relata que doenças relacionadas ao aparelho respiratório e intestinal são bem comuns no início do ano, assim como acidentes domésticos e queimaduras.

O diretor aponta que são realizados 200 atendimentos por dia, porém em decorrência do surto de algumas doenças pertinentes ao período esse número tem um aumento significativo. “Nas férias chegamos a realizar por dia, mais de 300 atendimentos. As principais queixas são referentes a viroses respiratórias e infecções intestinais. Em relação ao primeiro caso ocorre mais no início do período letivo, pois a um aumento da umidade e as crianças tendem a se aglomerar, e assim proliferar as doenças. Já as doenças gastrointestinais surgem mais nas férias, onde o consumo de alguns alimentos é mais liberal.”, declara o especialista.

image

O pediatra José Maurício, do Prontomed Infantil enumera algumas prevenções que podem ser tomadas pelos pais, a fim de amenizar ou até mesmo evitar o surgimento de doenças relacionadas ao aparelho digestivo e respiratório:

1 - Aparelho respiratório:

- Manutenção do aleitamento materno: A Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que as crianças com maior tempo de aleitamento têm um aumento da imunidade e consequentemente uma resposta inflamatória menor em relação as que não amamentaram seis meses ou de jeito algum.

- Lavagem das narinas: Evita a colonização de vírus e bactérias;

- Manutenção do calendário vacinal;

2 - Aparelho digestivo:

- Higiene pessoal: Lavagem das mãos;

- Lavagem dos alimentos;

- Dieta adequada: Dependerá da idade da criança.

- Aumento de ingestão de líquidos: sucos, chá, soro caseiro ou sais de reidratação oral.

Ainda de acordo com o médico, além dos casos citados, registros de acidentes domésticos e queimaduras também aumentam durante as férias. “As quedas da própria altura, ferimentos cortantes e queimaduras são os casos mais comuns. Isso ocorre porque as crianças estão de férias e ficam mais tempo em casa. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis tenham atenção redobrada com os pequenos”, finaliza o especialista Raulino.

G.C

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: