post image

Consumir bebida alcóolica antes de dormir prejudica o sono, diz pesquisa

Quem já bebeu antes de dormir deve ter percebido que o álcool atua como um sedativo. Mas pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, sugerem que essa sensação é momentânea: instantes depois de adormecer, a bebida foi associada a perturbações do sono.

— As pessoas provavelmente tendem a conhecer mais as propriedades sedativas do álcool, pois percebem que demoram menos tempo para adormecer. Mas não se dão conta sobre a perturbação do sono que ocorre mais tarde, durante a noite — disse Christian L. Nicholas, um dos autores do estudo.

Entre as conclusões da pesquisa, que será publicada na edição de fevereiro da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research, está o fato de que o álcool causa efeitos negativos no decorrer da noite. Segundo os cientistas, isso deve ser levado em consideração mesmo que a ingestão da bebida ajude o usuário a pegar no sono.

Para o estudo, foram recrutados 24 participantes (12 mulheres e 12 homens) entre 18 e 21 anos. Foram analisadas regiões cerebrais ativadas enquanto uma pessoa dorme. A área responsável pelas perturbações no sono foi acionada na maioria das vezes em que os pacientes beberam antes de dormir.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: