post image

Dois em cada três fumantes podem morrer por causa do tabagismo

Um estudo australiano com mais de 200 mil pessoas mostrou que até dois em cada três fumantes morrerão por causa do hábito, caso continuem fumando.

A pesquisa, publicada esta semana na revista “BMC Medicine”, é a primeira realizada com uma grande amostragem a mostrar que o número de mortes relacionadas com o tabagismo pode ser maior do que 67%.

— Sabíamos que fumar era ruim, mas agora temos uma prova direta e independente que confirma as conclusões perturbadoras que surgem no mundo inteiro — disse Emily Banks, diretora científica do Instituto Sax 45 and Up Study e pesquisadora da Universidade Nacional da Austrália. — Mesmo com um baixo índice de fumates que temos no país, descobrimos que o risco de morte prematura dos fumantes é três vezes maior do que do resto da população. Eles morrem dez anos mais cedo do que os demais.

Até recentemente, pensava-se que cerca de metade dos fumantes morre de uma doença relacionada ao tabagismo, mas estudos mais recentes nos EUA e no Reino Unido mostraram que este percentual pode chegar a até 67%.

— Conseguimos mostrar exatamente o mesmo resultado em uma amostra muito grande da população — destacou Emily.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: