post image

OMS quer limitar consumo de açúcar 'oculto' dos alimentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer limitar o consumo de açúcares ocultos nos produtos alimentícios, como o ketchup ou as bebidas açucaradas com gás, responsáveis por inúmeros problemas de saúde, como a obesidade, o excesso de peso e as cáries.

Segundo novas diretrizes da OMS publicadas nesta semana, os açúcares não deveriam ultrapassar 10% da ração energética diária da população, e preferencialmente não superar 5%, tanto em adultos quanto em jovens e crianças.

Dez por cento equivale a 50 gramas de açúcar, o que cabe em 12 colheres de café.

"Uma redução abaixo de 5%, isso é, 25 gramas de açúcar por dia ou seis colheradas de café, teria vantagens adicionais para a saúde", explicou o doutor Francesco Branca, diretor do departamento de nutrição para a saúde e o desenvolvimento na OMS. "Com um máximo de 5%, um estudo afirma que há zero cáries", acrescentou.

"Temos provas sérias de que limitar o consumo diário de açúcar abaixo dos 10% reduz o risco de excesso de peso, obesidade e cáries", afirmou Branca, após um estudo lançado há um ano no qual foram analisados mais de 170 comentários de especialistas.

"Se a pessoa ingere uma tigela de cereais pela manhã, uma lata de bebida açucarada e um iogurte açucarado, já superou o limite", declarou Branca em uma coletiva de imprensa em Genebra.

Para o professor Tom Sanders, especialista em nutrição no King's College de Londres, "o objetivo de 10% é fácil de ser alcançado se as bebidas açucaradas forem evitadas".

No entanto, os 5% necessários para evitar as cáries é muito mais difícil de alcançar, afirma, "porque isso significa que não se deve comer nenhum bolo, ou biscoitos, ou beber qualquer bebida açucarada".

As consequências desta batalha da OMS são de grande importância. Segundo este estudo publicado em janeiro, algumas doenças não transmissíveis, como a diabetes, o câncer ou as doenças cardíacas, provocam todos os anos 16 milhões de mortes prematuras no mundo. E algumas destas doenças são resultado de hábitos ruins, como o abuso de álcool, tabaco ou uma má alimentação, muito rica em gorduras ou açúcar.

Preocupação

A OMS lembrou, além disso, nesta quarta-feira que grande parte dos açúcares que consumimos estão ocultos em alimentos que não são considerados doces.

"Um estudo aponta que nos Estados Unidos 80% dos alimentos vendidos nos supermercados contêm açúcares ocultos", indicou Branca.

Alguns países já reagiram ante o excesso de açúcar, como Equador, que obriga os industriais a colocar um logotipo colorido sobre os produtos alimentícios em função da quantidade de gordura ou açúcar que contêm.

A OMS também defendeu uma redução das campanhas publicitárias destinadas às crianças para produtos como barras de chocolate ou bebidas açucaradas.

Além disso, a organização recomenda que os países membros "iniciem um diálogo com as indústrias agroalimentícias para que reduzam os açúcares ocultos na composição de seus produtos".

O consumo de açúcares ocultos varia muito de acordo com os países. Em alguns Estados europeus, como Hungria e Noruega, se situa entre 7% e 8% da ração energética diária. Em outros, como Espanha e Reino Unido, chega a 16%-17%

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: