post image

Estudo revela "rota" para perder peso

Um grupo da Universidade Yale, nos Estados Unidos, com participação de dois cientistas brasileiros, desvendou o processo molecular responsável pela conversão da indesejável gordura branca — considerada "ruim" por acumular energia no corpo, levando à obesidade — em gordura marrom, responsável por dissipar a energia em forma de calor e favorecer o emagrecimento. O estudo, publicado na revista científica Cell, confirmou que a transformação é controlada pelo cérebro.

Interferindo no cérebro de camundongos com métodos biotecnológicos, os cientistas conseguiram estimular esse processo de "escurecimento de gordura", protegendo os animais da obesidade. Segundo um dos autores do estudo, o gaúcho Marcelo Dietrich, professor de Medicina Comparativa e Neurobiologia de Yale, a pesquisa demonstrou que os mesmos neurônios que controlam a fome e o apetite no cérebro são responsáveis pelo escurecimento de gordura. 

— Desde a década de 80, acreditava-se que os neurônios AgRP estavam exclusivamente envolvidos com a regulação da fome. Mas suspeitávamos que eles tinham funções mais amplas e resolvemos investigar.

Para estudar as funções do neurônio AgRP, Dietrich precisou desenvolver uma tecnologia capaz de ativá-lo e desativá-lo quando fosse preciso. Para isso, criou camundongos transgênicos que têm receptores de capsaicina (princípio ativo da pimenta) nesses neurônios, algo que originalmente não existe.

— Basta injetar a capsaicina no animal para ativar aqueles neurônios.

Com a injeção, segundo Dietrich, os neurônios AgRP são ativados e o animal reage como se tivesse sido submetido a um jejum: a fome aumenta, a temperatura corporal cai e — como o organismo percebe a necessidade de acumular energia — o processo de "escurecimento" da gordura é retardado. Os animais começaram a engordar.

— Com isso, identificamos a rota cerebral para a perda de peso.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: